DESPORTO: 2ª Mão Play-Off Liga dos Campeões | Steaua Bucareste - Sporting | Rescaldo e opinião


O futebol é um desporto de eleição por diversos motivos, mas também por situações como as que se passaram no conjunto das duas mãos que constituem o Play-Off da Liga dos Campeões.

Se na semana passada o Sportingnão conseguiu concluir com sucesso as inúmeras oportunidades de golo que dispôs, ontem em Bucareste capital da Roménia, local onde nunca tinha marcado nenhum golo, desta vez gelou os muitos adeptos presentes na National Arena com 5 golos, revelando um índice de aproveitamento muito elevado.

Jorge Jesus lançou Seydou Doumbia no onze inicial, relegando o goleador Bas Dost para o banco, uma opção no mínimo discutível e que a mim (adepto incondicional do futebol) causa muita estranheza. Normalmente e com resultados geralmente negativos, os treinadores das equipas portuguesas, na hora de jogar para as competições europeias fora de casa, tendem a alterar o sistema de jogo habitual e introduzem um ou outro jogador que normalmente não faz parte do onze base. Desta vez, contrariando essa minha teoria, Seydou Doumbia foi o marcador do primeiro golo dos sportinguistas, libertando a equipa da obrigação de marcar.

imagem sporting.pt
 
Na primeira parte, ao contrário que seria previsto para uma equipa que joga em casa, o Steaua não entrou pressionante e autoritário, dando o controlo de jogo ao adversário o que se revelou fatal, pois aos 13 minutos Seydou Doumbia aproveita uma bola perdida na grande área para inaugurar o marcador, obrigando os romenos a marcar dois golos para passar a eliminatória. No entanto, uma das poucas vezes que o Steauaconseguiu levar a bola até ao último reduto sportinguista, Alibec, claramente o jogador com mais qualidade da equipa romena, antecipou-se a Jérémy Mathieu e rematou forte para uma defesa incompleta de Rui Patrício, aparecendo Júnior Maranhão, curiosamente o defesa esquerdo, a empurrar para a baliza deserta fazendo o empate na partida. Até final da primeira parte, o desenrolar da partida foi mais do mesmo, o Sporting dominante e o Steaua com dificuldades em fazer chegar a bola aos elementos atacantes.

imagem sporting.pt
 
Segunda parte completamente diferente, os romenos até entraram bastante melhor, procurando o golo que lhes daria vantagem na eliminatória e por alguns momentos conseguiram importunar a defensiva verde e branca, mas Bruno Fernandes aparece em jogo e com duas enormes assistências, uma para Marcos Acuña e outra para Gelson Martins, sentencia a partida. Até final, e perante um Steaua já descrente, o resultado avolumou-se fruto de golos oportunos de Bas Dost e Rodrigo Battaglia.

imagem sporting.pt
 
Destaque individual para Bruno Fernandes, mais uma grande exibição revelando uma enorme capacidade de passe, sempre com critério e nunca descurando o remate, Marcos Acuña, talvez o melhor jogo com a camisola do Sporting, nunca dando um lance por perdido. Do lado romeno, Denis Alibec está a anos luz de todo os seus companheiros e é de estranhar como não joga noutro clube de maior dimensão.

Resumindo, o Sporting vai marcar presença na fase de grupos da Liga dos Campeões, vencendo o Play-Off de acesso pela primeira vez, depois de ser eliminado nas quatro vezes anteriores e agora só tem que esperar pelo sorteio, onde não terá a vida facilitada uma vez que está colocado no pote 4.

0 Comments:

Enviar um comentário