FM2017: Balanço do save de 10 anos como treinador do FC Porto


Com o termino do save FC Porto no Football Manager 2017, onde passei dez épocas consecutivas como treinador da equipa, chegou agora a hora de realizar um balanço dos acontecimentos mais importantes que ocorreram durante este save.

Em termos de dados históricos de treinador, destaque natural para 3641 dias ao serviço do clube, para os 97 jogadores vendidos, totalizando um valor global de 907 milhões de euros, onde a maior venda realizada foi a de Rúben Neves para o Paris Saint-Germain por 80 milhões de euros. No que diz respeito a dados estatísticos, revelo para as 404 vitórias em 543 jogos disputados e para os 1225 golos marcados, contra os 354 sofridos.

Em relação ao histórico do trabalho, relevância máxima para os 56 prémios obtidos, sendo 7 relativos a Treinador do Ano e os restantes 49 enquanto Treinador do Mês. Paralelamente, foram conquistados 24 troféus coletivos, 10 Liga NOS, 7 Supertaças de Portugal, 1 Taça de Portugal, 5 Taças da Liga e 1 Liga Europa.

Relativamente ao perfil de treinador destaque para os números finais relativos às minhas características, salientando os 20 em Motivação, 19 em Mental, 18 em Determinação e Técnica. Um aspeto curioso, que só descobri agora, é que tinha um filho a jogar nos escalões de formação, mas que apesar de promissor, nunca foi utilizado na equipa principal.



No que diz respeito a jogadores que me marcaram, quer pelo que jogaram, quer pelo que fizeram pelo clube, saliento José Sá e Danilo Pereira que estiveram no clube 8 épocas (mais meia, uma vez que foram transferidos em janeiro) e quase sempre titulares, sendo vendidos porque pediram para sair por já tinham conquistado tudo ao serviço do clube, Chidozie Awaziem que esteve presente nas 10 temporadas, apesar de nas 4 primeiras não ser titular indiscutível, Rui Pedro, presente em 8 das 10 épocas realizadas, sempre com muitos golos marcados e um dos melhores jogadores do clube, Diogo Dalot, Fernando Fonseca, Rafa Soares, Diogo Queirós, Rúben Neves, Rui Pires e André Silva, jogadores formados no clube, todos eles importantes, mas transferidos por valores avultados, época após época.


Resumindo, foram 10 temporadas em que conquistei tudo o que havia para conquistar a nível interno, sendo que a Taça de Portugal e a final perdida da Liga dos Campeões, são as duas espinhas que ficaram atravessadas na garganta. A primeira porque em 10 anos, apenas consegui conquistar por uma vez e a segunda porque depois de um percurso irrepreensível até à final, acabamos por morrer na praia na final. Nas restantes competições, nada de muito significativo, apesar de termos ganho 7 das 9 Supertaças de Portugal em que participamos e 5 das 10 Taças da Liga, competição que era habitualmente utilizada como meio de rodagem de jogadores menos utilizados. Na Europa, das poucas vezes que fomos relegados para a Liga Europa, acabaríamos por a conquistar por uma ocasião, juntando ao curriculum um troféu internacional

Resta-me agradecer a todos os que acompanharam este save, relembrando que existem 3 novos projetos em preparação e que em breve serão disponibilizados aqui no Blog:
- Um save com a equipa espanhola do Deportivo da Corunha, que foi escolhida através de uma de votação no Facebook do Blog;
- Um save do bem conhecido Desafio Sir Alex Ferguson, que mais tarde explicarei todos os detalhes; 
- Um trabalho de pesquisa e informativo sobre todos os Football Manager lançados desde 2005 até ao 2018;

0 Comments:

Enviar um comentário