BIMBY®: Um bom almoço com o auxilio BIMBY®


No seguimento do artigo publicado anteriormente “Fazer o Pequeno-almoço perfeito com a BIMBY®”, hoje deixo aqui algumas considerações importantes sobre o que deve conter um bom almoço, sempre com o precioso auxilio da BIMBY®.

O almoço tem a função de repor as energias gastas no período de manhã, sendo indispensável realizar essa refeição a meio do dia, uma vez que é responsável por fornecer cerca de 30% das necessidades calóricas diárias.

De modo a ser o mais completo e saudável possível, o almoço deve incluir uma entrada, seja ela sopa, salada ou legumes cozinhados (cozidos, estufados ou salteados), um prato principal que combine legumes, hidratos de carbono de absorção lenta (arroz, massa ou leguminosas), proteína (carne, peixe ou ovo) e uma sobremesa, desde que seja composta por fruta ou doces pouco calóricos.

Muitos de nós ignoram a sopa, mas esta tem uma importância capital e a BIMBY® possuí variadíssimas receitas bem deliciosas, fáceis de preparar e repletas de fibras, vitaminas, sais minerais e antioxidantes. Para além desses fatores, a sopa é pobre em calorias, muito saciante, ajuda a regular o apetite para o prato principal, ajuda a controlar o peso e é de fácil digestão, sendo uma excelente forma de comer legumes e de oferecer nutrientes essenciais ao nosso organismo.


Os hidratos de carbono são o combustível do nosso corpo e a principal fonte de energia para o cérebro, mas temos que perceber qual a altura do dia em que mais necessitamos, sendo que o almoço por se situar a meio do dia, desde que acordamos até nos deitarmos, a refeição escolhida para conter mais hidratos.

Por isso, um almoço completo, tem que conter ingredientes ricos em hidratos, como os cereais (arroz, trigo, centeio) e os seus derivados (farinhas, massas, pão) ou nas leguminosas, batatas e frutas. No entanto, alimentos como batata, arroz branco, milho, farinhas brancas, entre outros, são muito rapidamente digeridos pelo nosso organismo, conduzindo à elevação dos níveis de açúcar no sangue, provocando o aumento dos níveis de insulina e consequente acumulação destes açúcares na forma de gordura corporal. Por sua vez, os vegetais, cereais integrais, leguminosas e frutas são digeridos mais lentamente mantendo os níveis de açúcar sem estimular o seu armazenamento na forma de gordura.

Mas apesar de nos fazerem desequilibrar a nossa balança energética, as gorduras são a nossa principal reserva de energia, ajudam a manter a temperatura corporal, revestem os nossos órgãos protegendo-os contra choques, fazem chegar ao organismo as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, D, E e K) e fundamentais para o correto funcionamento do sistema nervoso.

Utilizando a BIMBY® temos a grande vantagem de cozinhar a temperaturas controladas, sem degradar os elementos que compõem as gorduras e conservar as propriedades dos alimentos, sem degenerar os mineiras e vitaminas essenciais. Para além disso, ainda podemos optar por cozinhar a vapor, que é nada mais nada menos que a maneira mais saudável que existe em cozinhar alimentos, pois preserva todos os nutrientes, o sabor e a sua própria cor.

 Fonte:  Revista BIMBY® à sua medida

0 Comments:

Enviar um comentário