TECNOLOGIA: Como fazer backup das Sticky Notes no Windows 10


No seguimento dos artigos publicados na área TECNOLOGIA, sendo o último Aplicação para verificar quem mexeu no nosso telemóvel”, hoje deixo aqui registado como como fazer backup das Sticky Notes no sistema operativo Microsoft Windows 10.

Todos nós estamos familiarizados com os pequenos papeis, coloridos e com um pouco de cola numa das extremidades, que servem essencialmente para escrevermos pequenas notas, informações ou lembretes, para depois os colar em um qualquer local, até não serem mais necessário.

Agora que vivemos numa era cada vez mais digital, também os vulgos “post-it” foram convertidos numa pequena mais muito útil aplicação, tendo a mesma funcionalidade que os originais, mas de uma forma digital, ou seja, no nosso computador.

O Microsoft Windows 10, já traz de origem uma aplicação, de nome Sticky Notes que replica na perfeição, a mesma utilidade dos “post-it”, no entanto depois de a começar a usar e inundar o ambiente de trabalho do nosso computador com diversas anotações, algumas questões se levantam.

Um cenário cada vez mais amiúde é a necessidade de uma instalação limpa do sistema operativo de tempos a tempos ou a troca de equipamento, surgindo a necessidade de saber como copiar/restaurar de uma só vez todas as Sticky Notes entretanto criadas.


Para utilizar a respetiva aplicação basta clicar no símbolo do Windows ou na lupa (canto inferior esquerdo), escrever Sticky Notes e depois executar a respetiva opção. De seguida é só necessário escrever o que quisermos anotar, podendo desde logo criar as que quisermos ou aumentar/diminuir o tamanho das notas.

Para efetuar a cópia de todas as notas criadas, devemos fazer o seguinte:

1 – Certificarmos que a opção “Itens ocultos” no “Explorador de Ficheiros” está ativa;


2 - Carregar na tecla win + r e digitar o seguinte caminho: 

%LocalAppData%\Packages\Microsoft.MicrosoftStickyNotes_8wekyb3d8bbwe\LocalState

e por fim clicar em “OK”;

3 - Copiar o ficheiro plum.sqlitee guarda-lo num dispositivo de cópia, uma pen ou disco externo;


4 – Para restaurar, é só fazer o inverso, ou seja, depois de o computador estar formatado ou noutro equipamento novo, devemos aceder ao mesmo caminho e substituir o ficheiro existente com o mesmo nome por este previamente copiado. 

NOTA: Esta funcionalidade foi testada no versão 1709 (OS Build 16299.248)

 

Espero ter ajudado e qualquer dúvida ou sugestão podem e devem entrar em contato comigo através dos contatos indicados no Blog ou através dos comentários ou através das diversas redes sociais.

0 Comments:

Enviar um comentário